Documento
Metadados
Descrição
Console da quarta geração dos videogames, o Turbografx-16, conhecido como PC Engine no Japão, foi uma produção da NEC, empresa japonesa conhecida na década de 80 pela fabricação de computadores e componentes eletrônicos, e da Hudson Soft, fabricante de jogos e eletrônicos, que vendo o sucesso que a Nintendo fazia no mercado com o NES / Famicom, resolveu também entrar na disputa.
O console era bastante superior ao Nintendinho e fez muito sucesso no Japão, vendendo bastante e causando verdadeiro impacto no mercado. Gráficos e efeitos sonoros tinham excelente qualidade. Ele também era muito bem construído, sendo um dos menores consoles já lançados. Além disso, ele fugia do tradicional utilizando jogos em formato de cartão, conhecidos como Hu Cards. Não contente com essas inovações, em 1988 a NEC lança o acessório de CD (Super CD-Rom), tornando o PC Engine o primeiro console da história a utilizar o CD como mídia.
Outro fator que historicamente prejudicou o desempenho do Turbografx-16 foram os jogos: havia grande dificuldade da empresa em obter licenças de pessoas famosas (enquanto a SEGA faturava alto com licenças de jogadores famosos em games de esporte), pois a empresa japonesa não considerava isso importante, e tudo que fosse feito nos Estados Unidos necessitava de autorização da fábrica no Japão. Esse entrave burocrático se refletiu também na quantidade de jogos lançados nos Estados Unidos: infinitamente menor que a biblioteca de jogos do PC Engine no Japão.
O PC Engine ficou no mercado até dezembro de 1994 no Japão e o Turbografx-16 abandonou a briga em 1995. Estima-se que vendeu aproximadamente 10 milhões de unidades em todo o mundo. Aliás, falando em unidades, o console teve uma infinidade de variações e modelos (provavelmente o console de mesa com mais modelos da história!).
Numero do Item no Acervo
0212
Localização
Cubo 05
Título
PC Engine
Ano de Fabricação/Lançamento
30 de outubro de 1987
Origem
Japão