Documento
Metadados
Descrição
Console da sétima geração dos videogames, o Zeebo foi criado pela Zeebo Inc., uma “joint-venture” entre a brasileira Tectoy e a americana Qualcomm. A ideia era criar um console para mercados emergentes, com um hardware bem mais modesto que os consoles de sua geração e com preço igualmente modesto.
Por volta do ano de 2006, os consoles da sétima geração começavam a chegar: Xbox 360 e PlayStation 3 travariam uma bela disputa pela liderança do mercado. Mas a empresa brasileira Tectoy vislumbrou uma oportunidade em um nicho de mercado que não era representando por esses dois grandes consoles: o de pessoas com renda menor e que não conseguiam ou podiam ter acesso aos videogames. Nascia assim o Zeebo.
Após estudos e sondagens, entra no negócio a Qualcomm, grande empresa norte-americana do ramo de telecomunicações, que viu no Zeebo a chance de entrar no ramo dos videogames. Seu processador era poderoso e seu sistema de programação, o Brew, tinha como principais vantagens “a solução antipirataria e a funcionalidade de loja virtual, que facilitaria a venda de jogos”, palavras do próprio Normand, em entrevista feita pelo Uol Jogos em 27/05/2014. Foi então criada a Zeebo Inc., formalizando a parceria empresarial entre as duas empresas, com a finalidade de lançar o console em diversos países emergentes pelo mundo.
Em 2012 a Zeebo Inc. chegou a anunciar que estava trabalhando em um console de nova geração baseado na tecnologia Android, já em alta naquele tempo. Porém, esse console jamais chegou a ser lançado. Hoje o Zeebo virou peça de colecionador e geralmente é encontrado com poucos jogos, já que desde o final da sua vida útil não é mais possível adquirir jogos através da rede Zeebonet.
Numero do Item no Acervo
0213
Localização
Cubo 05
Título
Zeebo
Ano de Fabricação/Lançamento
10 de setembro de 2009
Origem
Brasil